Details

AVALIAÇÃO DO USO DE SUBSTRATO DE AREIA EM TANQUES DE MATURAÇÃO DO CAMARÃO-ROSA Farfantepenaeus paulensis (Pérez-Farfante,1967).

by Nakayama, Cintia Labussière

Abstract (Summary)
Em condições de laboratório, os reprodutores de camarão são geralmente mantidos em tanques de fundo rígido (concreto ou fibra de vidro). Esta prática, no entanto, pode afetar o desempenho reprodutivo do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis devido ao forte hábito de enterramento que esta espécie apresenta. Em vista disso, reprodutores selvagens foram mantidos durante 50 dias em tanques de maturação com e sem substrato de areia e avaliados quanto a sua performance reprodutiva, condição física corporal e composição bioquímica de tecidos (hepatopâncreas e ovário), hemolinfa e ovos. Após sete dias de aclimatação, os adultos capturados no litoral de Santa Catarina foram distribuídos na densidade de 7/m² (relação macho: fêmea de 1: 1,3) em tanques com 10 m2 de área de fundo e as fêmeas sofreram a ablação unilateral do pedúnculo ocular. Não foram observadas diferenças significativas quanto à performance reprodutiva, embora as fêmeas do tanque de fundo rígido tenham apresentado maior número de desovas e conseqüentemente mais ovos. Esta tendência não se manteve em termos de produção de náuplios, pois os camarões do tanque com substrato de areia apresentaram desovas fertilizadas ao longo do experimento diferentemente do tanque de fundo rígido, que apresentou desovas fertilizadas apenas nos primeiros 15 dias de experimento. Estes resultados indicam uma possível relação entre o tipo de substrato e o sucesso da cópula desta espécie em cativeiro. A condição corporal dos machos melhorou ao final do experimento independentemente do tratamento. Por sua vez, as fêmeas mantidas em fundo rígido pioraram sua condição corporal, enquanto as do tanque com substrato mantiveram suas condições físicas e apresentaram maior sobrevivência. Os resultados das análises bioquímicas de tecidos, hemolinfa e ovos não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos. Apesar de não afetar significativamente a composição bioquímica e a performance dos reprodutores, o uso de substrato arenoso em tanques de maturação resultou em um aumento da sobrevivência e em uma melhor condição corporal das fêmeas. Adicionalmente, foi observado um aumento no sucesso da cópula. Os resultados deste estudo recomendam o uso de substrato arenosos nos tanques de maturação de F. paulensis, embora isto possa significar maiores dificuldades na seleção de fêmeas maduras e na limpeza dos tanques.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Ronaldo Olivera Cavalli; Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior; Silvio Ricardo Maurano Peixoto; Wagner Cotroni Valenti

School:Fundação Universidade Federal do Rio Grande

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:AQUICULTURA Camarão cópula composição bioquímica performance reprodutiva condição corporal

ISBN:

Date of Publication:08/21/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.