Details

Desenvolvimento de método de avaliação da indução de imunidade específica contra células neoplásicas pela transfecção de monócitos com RNA tumoral.

by França Menezes, Gabriela de

Abstract (Summary)
A abordagem imunoterapêutica do câncer tem sido cada vez mais explorada. Entre os fatores que a tornam atraente, mas também a limitam, está o uso de material antigênico do próprio paciente. Assim, pretendeu-se estabelecer condições de extração e amplificação de mRNA tumoral, como fonte renovável de antígenos. Pretendeu-se avaliar também a eficácia da vacina, com o uso de monócitos transfectados com RNA tumoral total para mimetismo das células tumorais. Diferentes concentrações (0,1 mg a 10 mg) de RNA total de SK-BR-3 e diferentes tempos (12, 24 e 48 h) foram usados para transfecção. Na avaliação do potencial linfo-estimulador dos monócitos foi usado o ensaio de proliferação linfocitária e a secreção de citocinas durante a co-cultura. Como resultado viu-se que monócitos transfectados se tornaram mais ativados e foram capazes de induzir linfoproliferação. Esses resultados indicaram ser possível o desenvolvimento de um método para avaliação das respostas celulares induzidas contra células tumorais em pacientes com câncer que foram vacinados.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Jose Alexandre Marzagao Barbuto; Luis Eduardo Coelho Andrade; Antonio Condino Neto; Jose Alexandre Marzagao Barbuto

School:Universidade de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords: Câncer Imunoterapia Monócitos

ISBN:

Date of Publication:11/27/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.