Details

CRIAÇÃO DO CAMARÃO-ROSA Farfantepenaeus brasiliensis (CRUSTACEA: DECAPODA) EM GAIOLAS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS.

by de Alcantara, Diogo Luiz

Abstract (Summary)
A análise do cultivo de Farfantepenaeus brasiliensis e Farfantepenaeus paulensis em gaiolas na Lagoa dos Patos, RS, foi realizada a partir de juvenis produzidos em cativeiro. O peso médio inicial dos camarões foi de aproximadamente1,15g. O experimento teve duração de 65 dias e foi realizado em 6 gaiolas (3 para cada tratamento) com abertura de malha de 5mm e área de fundo de 4m2 . A distribuição dosindivíduos nos dois tratamentos (F. brasiliensis e F. paulensis) foi aleatória, mantendose a densidade padrão de 20 camarões/m2 nas unidades experimentais (gaiolas). A cada15 dias foram realizadas biometrias parciais para ajuste da quantidade de ração fornecida e avaliação do crescimento dos camarões. Ao final do experimento todos os camarões foram pesados e contados para avaliação da sobrevivência. Não houve diferença significativa entre a sobrevivência de F. brasiliensis (94,17±9,04%) e F. paulensis (98,50±0,71%). Apesar do peso médio final ter sido significativamente maiorpara o F. brasiliensis (7,98±0,94g), não foram observadas diferenças significativas na produção de biomassa (127,81±17,93 e 126,65±1,74 g/m2) e conversão alimentaraparente (1,39±0,27 e 1,57±0,09) de F. brasiliensis e F. paulensis, respectivamente. Os resultados indicam que F. brasiliensis apresenta potencial para o cultivo em estruturasalternativas e incentivam que novas pesquisas sejam realizadas para o desenvolvimento de um pacote tecnológico para o cultivo desta espécie no estuário da Lagoa dos Patos.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Wilson Francisco Britto Wasielesky Junior; Ronaldo Olivera Cavalli; Elpidio Beltrame; Silvio Ricardo Maurano Peixoto

School:Fundação Universidade Federal do Rio Grande

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:criação Farfantepenaeus brasiliensis gaiola AQUICULTURA

ISBN:

Date of Publication:01/09/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.