Details

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DE Cissusverticillata Nicolson amp; C. E. Jarvis subsp. verticillata COMOANTIOXIDANTE, ANTIFÚNGICO, HIPOGLICEMIANTE ECICATRIZANTE Assessment of pharmacological activity of Cissus verticillata Nicolson amp;C. E. Jarvis subsp. verticillata as antioxidant, antifungal, hypoglycaemicand healing

by Braga, Tatiane Vieira

Abstract (Summary)
BRAGA, Tatiane Vieira. Universidade Federal de Ouro Preto, julho de 2008.Avaliação da atividade farmacológica de Cissus verticillata Nicolson amp; C.E. Jarvis subsp. verticillata como antioxidante, antifúngico,hipoglicemiante e cicatrizante. Orientador: Tanus Jorge Nagem. Coorientadora:Tânia Toledo de Oliveira.A espécie Cissus verticillata (L.) Nicolson amp; C. E. Jarvis subsp.verticillata é conhecida popularmente como ?insulina vegetal? e utilizadapopularmente como hipoglicemiante. Neste trabalho avaliou-se primeiramenteo processo de coleta e secagem da amostra vegetal e a qualidade de amostrascomerciais de ?insulina vegetal?. O material vegetal foi coletado em Ouro Preto,Minas Gerais, e a exsicata depositada no Herbário José Badini da UFOP(OUPR 20570). As folhas de C. verticillata verticillata possuem teor de água de85,52%. O processo de secagem em estufa de ventilação forçada, atemperatura de 45ºC, foi eficaz, proporcionando folhas com teor de 11,47% deumidade e 17,99% de cinzas totais. Nas amostras comerciais de ?Insulinavegetal? foram encontrados altos valores na carga de mesófilos aeróbios. Operfil cromatográfico de C. verticillata verticillata confirmou a presença de rutinana fração acetato de etila das folhas. Também foi avaliado a atividadeantioxidante através da determinação de compostos fenólicos totais emetodologia do DPPH. A quantificação de compostos fenólicos totais em EHA,FD e FA foi respectivamente 381,0, 52,0 e 2574,0 mg/mL em equivalentes deácido tânico. A atividade antioxidante determinada através da metodologia doDPPH foi de 11,68, 20,24 e 70,06% em EHA, FD e FA respectivamente.Determinou-se a atividade antifúngica visando novos compostos antifúngicosde origem vegetal que possam auxiliar a terapêutica. A FD teve CIM de 125xxiiµg/mL para C. krusei, e a FC teve CIM de 125 µg/mL para C. tropicallis. Naavaliação da atividade hipoglicemiante a dose de 4,5 mg/Kg reduziu a glicemiaem 35% e a dose de 13,5 mg/Kg foi a mais eficaz, reduzindo a glicemia em60% aos 28 dias. Nenhuma das doses testadas alterou os níveis plasmáticosde insulina. A dose de 13,5 mg/Kg reduziu os níveis de triglicerídeos em 70%.O extrato de C.verticillata verticillata auxiliou o processo de cicatrização dasferidas cutâneas em coelhos.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Tânia Toledo de Oliveira; Sidney Augusto Vieira Filho; Vera Maria Peters; Tanus Jorge Nagem

School:Universidade Federal de Ouro Prêto

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:1. Antioxidantes - Teses. 2. Cissus verticillata 3. Fitoterápicos Teses.I. Universidade Federal de Ouro Preto. II. Título.

ISBN:

Date of Publication:07/28/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.