Details

BASTIDORES DA ESCRITA DA HISTÓRIA: A AMIZADE EPISTOLAR ENTRE CAPISTRANO DE ABREU E JOÃO LÚCIO DE AZEVEDO (1916-1927) FRAMES OF THE WRITING OF HISTORY: THE FRIENDSHIP EPISTLES BETWEEN CAPISTRANO DE ABREU E JOÃO LÚCIO DE AZEVEDO (1916-1927)

by Pinheiro Batista, Paula Virgínia

Abstract (Summary)
O objetivo desta pesquisa é analisar os processos de leitura e escrita da história expressos na correspondência trocada entre os historiadores Capistrano de Abreu e João Lúcio de Azevedo entre os anos de 1916 e 1927. Ambos participaram ativamente do campo intelectual, respectivamente, no Brasil e em Portugal. O presente trabalho propõe-se a analisar os comentários que os missivistas faziam sobre suas leituras, numa busca de apreender que tipo de apropriações eles faziam desses livros partilhados, e expor algumas das condições de produção e circulação das suas obras, bem como as estratégias de publicação e divulgação das mesmas.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães; Adelaide Maria Gonçalves Pereira; Francisco Régis Lopes Ramos

School:Universidade Federal do Ceará

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA HISTÓRIA DA LEITURA CORRESPONDÊNCIA Abreu, J. Capistrano (João de),1853-1927 ? História e crítica 1916-1927 Azevedo, Lúcio de de),1855-1933 Correspondência Historiadores Brasil Portugal

ISBN:

Date of Publication:07/02/2008

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.