Details

"Bacteriocina de Lactobacillus sake 2a: potencial de aplicação em combinação com outras substâncias antimicrobianas na inibição de cepas de Salmonella de origem alimentar"

by Lafayette Neves, Jane Mary

Abstract (Summary)
No presente estudo avaliou-se o potencial de aplicação da bacteriocina 2a produzida pelo Lactobacillus sake 2a em combinação com outras substâncias antimicrobianas na inibição de cepas de Salmonella isoladas de linguiça: S. Derby SD2, S. Enteritidis SE3, S. Hadar SH4, S. Panama SP5 e S. Typhimurium ST6. A partir de cultura de L. sake 2a em caldo MRS, obteve-se por extração ácida e concentração em liofilizador, um extrato protéico de bacteriocina de cerca de 500 UA/ml. Verificou-se que esse extrato protéico de bacteriocina 2a tem atividade contra Listeria monocytogenes Scott A Cmr Emr nos meios de cultura BHI, MRS e TSB com 0,1% de glicose, independente de temperatura e atmosfera de incubação. O extrato protéico de bacteriocina 2a foi utilizado só e em combinação com EDTA, ácido cítrico, ácido lático ou lisozima sobre ?pool? de cepas de Salmonella. Todos os antimicrobianos testados apresentaram efeito inibidor contra Salmonella, no entanto, quando combinados à bacteriocina 2a esse efeito foi mais acentuado. Entre os tratamentos realizados, o que apresentou efeito mais potente na eliminação ou inibição de Salmonella foi a combinação bacteriocina 2a mais ácido lático 0,1%. Bacteriocina 2a também se mostrou mais eficiente que a nisina (usada como padrão) em combinações com lisozima e EDTA. O estudo permitiu verificar que existe um bom potencial de uso da bacteriocina 2a ou do L. sake 2a bac+ em alimentos em associação com os antimicrobianos ácido lático, ácido cítrico, EDTA ou lisozima. Entretanto, apenas a combinação de antimicrobianos não é suficiente para eliminar ou inibir a multiplicação de Salmonella. As condições de temperatura, concentração e forma de aplicação dos tratamentos combinados podem variar e são pontos importantes quando se visa à ação direta sobre as células do patógeno ou quando este está associado a um substrato.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco; Maria Teresa Destro; Mariza Landgraf; Elaine Cristina Pereira de Martinis; Edir Nepomuceno da Silva; Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco

School:Universidade de São Paulo

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:antimicrobials antimicrobianos bacteriocin lactobacillus sake 2a bacteriocina salmonella

ISBN:

Date of Publication:08/25/2003

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.