Details

Aspectos físico-químicos e microbiológicos do rio Uberabinha: um diagnóstico da qualidade da água no município de Uberlândia (MG)

by Leonardi Harter, Luiz Vitor

Abstract (Summary)
O trabalho teve por objetivo verificar a qualidade das águas do rio Uberabinha (Uberlândia ? MG) através de análises físico-químicas e microbiológicas em períodos de seca e chuva. Foram estabelecidos seis pontos de amostragem em áreas com diferentes características: fora do perímetro urbano, durante o perímetro urbano e após a região urbana, já na região rural de Uberlândia. O período de coleta foi de outubro de 2005 a outubro de 2006 e, para cada ponto obteve-se cinco amostragens referentes à condutividade, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), detergentes, óleos e graxas, oxigênio dissolvido (OD), potencial hidrogeniônico (pH), sólidos sedimentáveis, temperatura da água, temperatura ambiente, coliformes fecais e totais. A vazão do rio foi determinada em dois pontos ao longo de seu percurso. Os resultados mostraram índices de poluição bem superiores aos estabelecidos pela legislação do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), mostrando que existe grande influência da cidade de Uberlândia na qualidade das águas do rio Uberabinha. O maior valor de DBO e DQO registrado foi de 37,0 mg/L O2 e 58,3 mg/L O2, respectivamente, ocorrido em novembro/ 2005. Os menores valores de OD variaram de 1,0 a 3,0 mg/L, todos registrados no mesmo período (novembro/ 2005). A relação DQO/ DBO, para todos os pontos analisados, foi em média 1,5, caracterizando uma carga poluidora biodegradável. Os principais problemas observados no percurso analisado são: desmatamento, uso e ocupação desordenada do solo, poluição do solo por disposição de resíduos sólidos, que são carreados para as águas do rio, e poluição gerada através de lançamentos clandestinos de esgoto, sem prévio tratamento adequado.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Ana Luiza Ferreira Campos Maragno; Jose Luiz Rodrigues Torres; Luis Alfredo Pavanin

School:Universidade Federal de Uberlândia

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:Rio Uberabinha Qualidade da água Demanda bioquímica de oxigênio Esgoto The River ENGENHARIA CIVIL Água - Uberlândia (MG) Análise

ISBN:

Date of Publication:03/23/2007

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.