Details

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PERSPECTIVA PARA UMA OUTRA VIAGEM TURÍSTICA: REVISITANDO OS PASSOS DO GUIA ? EDUCADOR COM VIAJANTES NA COSTA DOCE/RS.

by Botelho, Daniel Moraes

Abstract (Summary)
Este trabalho pretende compreender a educação ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística, revisitando os passos do guia-educador com viajantes na Costa Doce. Tal proposta justifica-se como um direcionamento através de um estudo da prática do guia de turismo e professor que busca, com o turismo, o despertar para uma relação mais harmônica do ser humano com o espaço visitado, propondo, na experiência turística, outras relações entre o eu-lugar-outro. A metodologia empregada apóia-se nos pressupostos básicos da educação ambiental, na imaginação criadora de Gaston Bachelard e nos sonhos para reinventar e humanizar as viagens turísticas. As repercussões deste trabalho buscam despertar imagens, nos viajantes da Costa Doce, para possibilitar que os mesmos possam produzir diferentes interpretações de três questões de pesquisa: o encontrar-se a si próprio, o viver e o agir de forma diferente e as estratégias de educação para as viagens. Com a interpretação dessas questões é que se busca a inferência da educação ambiental nas viagens turísticas.
This document abstract is also available in English.
Bibliographical Information:

Advisor:Paulo Roberto Rodrigues Soares; Ivana Nicola Lopes; Gomercindo Ghiggi; Humberto Calloni; Victor Hugo Guimarães Rodrigues

School:Fundação Universidade Federal do Rio Grande

School Location:Brazil

Source Type:Master's Thesis

Keywords:EDUCACAO Educação ambiental imaginação turismo sonhos e viagens turísticas

ISBN:

Date of Publication:09/29/2006

© 2009 OpenThesis.org. All Rights Reserved.